Marcas do Espírito - Resenhas - Instagram
- Álefe Brite
- 21 de jan. de 2023
- 11 min de leitura
Atualizado: 13 de mai. de 2023

Mais um livro que está super fora da minha bolha e que eu não teria lido se não fosse pela New Naipe. Em uma livraria eu não daria muita atenção aos livros desse estilo e fico feliz por essa oportunidade que mudou esse meu pensamento mesmo não conhecendo muito do que foi exposto do livro (na verdade eu não conheço nada!) que inclui calvinismo, cessacionismo, pentecostalismo, arminianismo e por aí vai. Super fora da minha caixinha.
O livro começa e termina com a história do Jeremias e seu confronto com a fé e diversas ramificações do cristianismo e no seu meio vemos uma década de histórias de outros personagens - relacionados ou não com Jeremias - que o faz questionar se ele realmente deveria continuar naquele caminho.
Mesmo não entendendo nada - é um baque para quem vê de fora e vê aquele tanto de nome -, o livro usa a história pra desenvolver um contexto histórico e social de alguns tópicos em Teologia que chamaram minha atenção e despertaram minha curiosidade, embora eu tenha sentido em alguns momentos que existiam caminhos mais certos do que outros quando você não faz parte daquele grupo específico. Ainda sim foi uma leitura que eu consegui tirar muito proveito e agradeço a oportunidade que me tirou dessa caixinha e me mostrou um interesse que eu não sabia que tinha.

A obra trata-se de uma ficção de um drama familiar que ocorre quando cristãos de vertentes teológicas diferentes tem os seus caminhos e sentimentos entrelaçados pelas circunstâncias da vida.
Apesar de o gênero literário contar uma estória que não é real a narrativa está repleta de situações totalmente possíveis para quem é cristao principalmente de origem pentecostal, para mim o que tornou ainda mais interessante a leitura foi o fato da autora inserir um acontecimento real nessa ficção.
Eu li o livro em 2 dias pela forma agradável que foi escrito e achei interessante e inteligente a proposta, uma vez que esse tipo de literatura não é comum entre pentecostais no Brasil.
Recomendo a aquisição e leitura

RESENHA: Marcas do Espírito, de Álefe Brite
⠀⠀⠀
Jeremias é um jovem que nasceu em uma família cristã e sempre fez parte de uma igreja pentecostal, onde ainda criança se converteu e foi batizado no Espírito Santo.
Porém, na adolescência, começou a estudar pela internet sobre outras linhas teológicas e passou a questionar tudo que tinha aprendido até então.
⠀⠀⠀
Ao perceberem os conflitos internos do filho, seus pais decidem contar sobre sua jornada e a história da família que Jeremias ainda não conhecia. Então eles começam a revelar o que aconteceu desde 1989 até os dias atuais.
⠀⠀⠀
Em meio a experiências pessoais, como a forma que seus pais se conheceram e como era sua relação com seus familiares e a igreja, Jeremias vai entendendo também sobre fé, religião e acontecimentos que marcaram o mundo todo ao longo dos últimos 30 anos.
⠀⠀⠀
O prólogo e o epílogo são em primeira pessoa, narrados por Jeremias, que primeiro explica por que vai contar a história de sua família e depois conclui contando como as coisas ficaram depois dos fatos narrados. Já os 16 capítulos que compõem o livro são narrados em terceira pessoa, numa escrita bem fluida e de fácil leitura.
⠀⠀⠀
Ao final, temos um posfácio, com palavras da autora sobre sua motivação para escrever a história, depois um pequeno compilado de termos citados no livro e suas definições. Para fechar, uma grande lista de referências bibliográficas que foram utilizadas para embasar tudo que a Álefe Brite escreveu.
⠀⠀⠀
A classificação da obra é infantojuvenil, e o fato da autora ter escolhido usar a ficção para esclarecer as diferenças entre algumas doutrinas tornou o livro bem didático.
⠀⠀⠀
* O livro está disponível em formato físico e em e-book na Amazon.

RESENHA ✨
Marcas do Espírito, uma leitura que fiz no ano passado, mas que está marcado em minha memória.
Essa resenha eu gostaria de começar com um versículo de 1 Coríntios 1.24
"Mas, para os que são chamados, tanto judeus como gregos, lhes pregamos a Cristo, poder de Deus e sabedoria de Deus."
O livro fala sobre um jovem que, deslumbrado com ensinamentos por parte da internet, não só se "rebela" ao pentecostalismo, chegando a chamar de erro esse modo de servir.
E assim como Jeremias, muitos são hoje em dia, independente da idade, muitos são os que se deslumbram com o que o Google mostra se esquecendo que o importante não é a denominação, mas Quem é o alvo da adoração.
Através da história dos pais desse jovem, ele adentra em um conhecimento muito bem construído sobre o que é ser pentecostal ou tradicional, contudo, o interessante do livro é ver como os dois lados — o pastor de cada denominação ainda no final da década 80 e posteriormente — ensinam suas ovelhas que "servir a Jesus não é um fardo, mas um privilégio".
E quando se fala sobre os dons de Deus, em que uns falam que é demonstração do Espírito e outros até denominam como uma religião falsa, o principal ensinamento é que "precisamos conhecer tanto as Escrituras quanto o poder de Deus". Bem como diz que os que têm os dons do Espírito Santo devem usá-los, pois "brasa fora do braseiro apaga".
A história traz ensinamentos sobre o Calvinismo, Pentecostalismo, Arminianos, Cessacionistas, satanistas e mais nomenclaturas. É uma ficção que traz ensino e muita reflexão sobre a vida cristã.
Uma das frases que ficaram marcadas durante minha leitura foi:
"Quem usa a Deus como desculpa para o pescado, prova que não O ama de verdade".
O que reflete uma grande verdade sobre a banalização instaurada que anda circulando no mundo sobre o que é ser cristão. Mas isso é um outro assunto, afinal, "o Espírito Santo traz ordem e não caos"
⭐️⭐️⭐️⭐️⭐️
Livro: Marcas do Espírito
Autora: Álefe Brite @aventuradeaprender
Editora: @filoseditora


Jeremias, um adolescente criado em uma igreja pentecostal, buscando combater erros doutrinários cometidos no seu meio, cria um perfil fake nas redes sociais e acaba se lançando em uma missão anti-pentecostal on-line.
Para a família ele permancia pentecostal, mas secretamente se tornou reformado.
⚠️A farsa não dura muito tempo. Seus pais descobrem o que está acontecendo,
🤐Por causa sua mãe e sua tia precisam quebrar um pacto de silencio que fizeram anos atrás.
❓O que Será que há de tão misterioso que as próximas gerações da família poderiam saber?
🕊️Porque está revelação só veio a tona em um momento de crise de fé?
📲As mídias sociais fortalecem o enfrequecem a fé?
👉🏾Que filtros usar em estudos on-line?
📚A história expõe o processo de despentecostalização das últimas gerações e aponta como proceder para não remover os marcos antigos embasadores para para a fé saudável, genuína e completa.
📚Essa obra reflete o quão importante é nós conhecermos a fé que professamos e demonstra a multiforme graça de Deus que recai sobre as pessoas e denuncia os excessos que levam aos dois extremos: o fanatismo ou o liberalismo.
📍A obra articula entre Calvinismo e Arminianismo; Continuísmo e Cessacinismo. As crenças de todos os personagens é posta a prova, mas a trama mantém no respeito a todos os pontos de vista.
👉🏾Mesmo quem não segue nenhuma dessas correntes doutrinárias consegue conpreendê-las e se conectar com a trama e com os personagens.
📚A história é muito envolvente, cheia de surpresas, muito bem escrita voltada para o público infanto juvenil.
✔️Marcas do Espírito realmente me marcou. Foi a melhor obra que lí em 2021. Indico super! A história me prendeu do início ao fim.
📚📱Disponível em formato físico e e-book. Escolhe o formato que for mais conveniente pra você e mergulhe nessa trama excepcional!
IG da obra: @marcasdoespirito
Autora: @aventuradeaprender
Gênero: Ficção Cristã/infantojuvanil
Editora: @filoseditora
Páginas: 164
Prefácio : @prcesarmoises

⚠️ Lembrando que as religiões/crenças de cada leitor é respeitada, no próprio livro é falado sobre respeito.
🌺SOBRE🌺
Jeremias, um jovem que foi criado dentro da igreja pentecostal, seus pais sendo os pastores da igreja o ensinou a doutrina.
Mas com essa era digital em alta, ele começa a questionar suas experiências com Deus por causa de estudos na internet e passou acreditar que tinha aprendido tudo errado.
Criou também um perfil fake para bombardear o cristianismo na internet e falar tudo contra o que aprendeu, mas suas atitudes começam a mudar quando descobre a história da família por trás da religião.
O que será quê Jeremias vai descobrir? Será que ele vai mudar seus pensamentos?
🌺MINHA OPINIÃO🌺
Foi um livro que me edificou bastante, teve momentos que me identifiquei com a vida de alguns personagens e com as experiências espirituais também.
O livro aborda assuntos como: Arminianismo; Calvinismo; Pentecostalismo entre outros.
Foi uma leitura prazerosa porque a escrita da autora é bem envolvente fazendo o leitor querer saber mais.
É um livro que retrata diversas situações do meio pentecostal e da igreja tradicional, principalmente sobre os dons espirituais nos dias atuais. Um livro muito bom para uma leitura coletiva.
🌺QUOTE QUE GOSTEI🌺
Pág 123
"Deus dá graça e o Espírito Santo convence, mas cada um de nós precisa crer, receber e preservar."
📌 SAIRIA DA SUA ZONA DE CONFORTO? GOSTA DO GÊNERO?

Vida e fé
Falar sobre crenças é algo delicado, porque vivemos em um mundo tão diversificado que encontramos variados pensamentos e atitudes.
Aprender a ouvir e tentar compreender a visão do outro é fundamental para que consigamos viver bem e de forma equilibrada.
A história do Jeremias aborda isso: a relevância da conversa e do respeito.
Muitas pessoas crescem dentro de uma religião por causa da sua família, outras vivem sem nenhuma pelo mesmo motivo.
Só que cada um tem a sua própria jornada para descobrir a sua espiritualidade.
É preciso tempo para ler, estudar, discutir, refletir, aprender e praticar; de forma que aquela vivência faça sentido para você.
Alguns capítulos do livro alternam entre o passado e o presente, nos fazendo considerar as possibilidades e imaginar como a vida daquelas pessoas se conecta.
E então compreendemos o valor e as consequências das escolhas, que podem transformar a vida de alguém para sempre.
Acompanhando as descobertas do Jeremias, lembramos que as pessoas passam pelas situações de maneira única, e cada um tem o direito de se sentir assim.
No entanto, é necessário que se tenha atenção para não prejudicar a caminhada do outro.
Sendo compreensivos e agindo da melhor forma que conseguimos, nós podemos ajudar o mundo e quem vive nele.
Cada um pode fazer a sua parte, independente das vertentes religiosas.
Porque existem muitas mensagens boas e importantes.
Melhores Trechos
“Não é porque os problemas são diferentes que não trazem sofrimento.”
“O problema não é alguém seguir uma tradição cristã ou outra. Cremos plenamente que Deus tem seus chamados em todas e que as formas são diferentes, mas a obra é a mesma.”
“Que nos esforcemos em resgatar a memória e fazer nossas próprias memórias.”

𝐌𝐀𝐑𝐂𝐀𝐒 𝐃𝐎 𝐄𝐒𝐏Í𝐑𝐈𝐓𝐎 ✨
>>disponível para compra na amazon<<
Publicidade
Autor: @aventuradeaprender
🕊️| Uma ficção cristã que aborda diversos assuntos e questões bem reais!
O livro nos apresenta a história do Jeremias que vive uma fase de mudança de crenças e questionamento do que lhe foi ensinado!
Essa nova identidade ele escondia de todos, até mesmo de seus pais, mas ao deixar seu notebook logado em uma conta onde expressava suas ideias atuais, vê sua vida online descoberta por sua família.
🕊️| É nesse ponto que a história de fato começa e vamos embarcar no segredo que sua familia guardou por anos e agora julga ser necessário expor para ajudar Jeremias!
Durante a narrativa conhecemos diversos perosnagens maravilhosos e a autora ainda nos brinda com um romance muito bonito e de arrancar suspiros!
🕊️| Uma obra com muitas reflexões, mensagens importantes e também um diálogo entre diferentes vertentes da fé cristã! Sem dúvida uma leitura prazerosa e muito enriquecedora!
💬| E ai, o que acharam da premissa do livro? Costumam ler livros religiosos?

"Cremos plenamente que Deus tem seus chamados em todas e que as formas são diferentes, mas a obra é a mesma."
🕊️Resenha🕊️
Hoje trago uma resenha diferente de todos os gêneros que já li.
A primeira vez também que leio um livro de ficção-cristā.
Marcas do espírito foi escrito por Álefe Brite.
Aqui conhecemos Jeremias, criado e de família pentecostal, entre conversas no mundo digital, infelizmente acaba acreditando no que ver em redes sociais e começa a desacreditar em tudo que tinha aprendido em sua vida cristã.
Seus pais descobrem e então é chegada a hora de Jeremias saber a verdade sobre o passado de sua família.
"(...) não dá pra eu crer como eles creem, mas entendi que devo respeitar."
Uma história que traz um mistério e que faz a gente querer saber o segredo da família de Jeremias.
Siga página do livro @marcasdoespirito e @aventuradeaprender e fique por dentro das novidades!
Leitura mediada por @meassessorialiteraria

Oi gente! Tudo bem por aí? Espero que sim.
Nunca havia lido uma ficção-cristã mas confesso ter me surpreendido positivamente, ao receber o livro pensei: "pronto, olha aí o povo que grita, desmaia e gira na igreja" mas na verdade, não é bem assim. Na resenha explico melhor.
📝 Jeremias fora criado na doutrina da igreja pentecostal mas como todo jovem na era digital, passa a questionar certas coisas e recorre às internet em busca de respostas.
Durante suas pesquisas entra em contato com outros jovens e então começa, temporariamente, a "lutar" contra tudo que aprendeu.
Ao descobrir tudo isso os pais tomam a decisão de revelar acontecimentos de um passado que prometeram nunca expor ao filho.
📝 cerca de anos antes, 30 para ser mais exata, descobertas foram feitas cercadas de dúvidas, mistérios, conhecimentos e acontecimentos.
E após algumas tragédias perturbarem suas vidas a fé permaneceu intacta porém ainda era perigoso na visão deles contar o que houve naquele tempo.
📝 Através da história dessa família pude entender e aprender mais sobre a igreja pentecostal e suas muitas peculiaridades, nem tudo é o que parece pois a sociedade em que vivemos nos ensina a julgar algo, e tudo e às todos, sem o mínimo conhecimento de causa.
Eu enquanto Católica Apostólica Romana, também ouço críticas às alguns aspectos da religião seguida desde minha infância.
Pois bem, com essa leitura aprendi a respeitar ainda mais, a procurar embasamento científico para melhor compreender sobre uma doutrina particularmente curiosa e bonita às sua maneira.
Sobretudo não tão diferente da minha, encontrei semelhanças que acreditava não existir.
Deixo aqui meu agradecimento às autora, Àlefe Brite, por um trabalho lindo e voltado para a obra de Deus.
A criação dos personagens, os ambientes e narrativas tornaram a leitura simples e de fácil entendimento.
OBS: Independente da sua crença, enquanto leitor e ser humano mantenha a mente aberta para todos os tipos de leitura.
Fiquem com Deus e até a próxima resenha 🙂

Jeremias é um jovem que foi criado dentro da igreja pentecostal, seus pais são os pastores da igreja, mas ao ir pra Internet ele começa a conversar e ir atrás da teologia reformada e por um perfil fake dissemina todo tipo de contrariedade sobre as igrejas pentecostais.
Quando por um descuido seus pais descobrem eles resolvem que chegou a hora de seu filho descobrir um segredo da família, um pacto de sigilo total que terá que ser quebrado..
✨ Um livro que retrata muitas situações do meio pentecostal, principalmente sobre a existência dos dons espirituais nos dias de hoje, a importância de ter fé em Jesus Cristo e entender que ele veio para todos aqueles que Nele Crer e não apenas para alguns.
Também salienta a importância do revestimento de poder para enfrentar as forças das trevas.
Um livro muito bem formulado com termos técnicos, muito bom para debater e ler em conjunto, leitura edificante.
🛑Lembrando que aqui as religiões/crenças de cada leitor é respeitada e ademais no próprio livro é falado sobre o respeito e a comunhão com pessoas de outras denominações.
Se você concorda com o Arminianismo, irá gostar desta obra.
Parabéns Álefe que Deus continue te usando na sua obra!

Qual o último livro que você leu e te marcou?
Minha última leitura teve partes que foram muito marcantes pra mim, e eu não poderia deixar de indicá-la.
📖"Marcas do espírito" traz a história de um jovem que nasceu em um lar cristão, mas em certo ponto, dúvida de tudo que já havia aprendido na vida e até chega a se revoltar, por isso sua família relembra o passado para contar seus próprios testemunhos, de como Deus agiu na vida deles.
✍🏻Foi muito inspirador ver toda a história de todas as pessoas envolvidas na vida desse jovem, ver tudo que eles passaram e ver a singularidade da jornada de cada um.
✍🏻Temos personagens de diferentes denominações, personagens que vivem um forte relacionamento com Deus, ou até personagens que não se acham merecedores do amor dEle; é lindo ver como Jesus é capaz de mudar, unir e trazer esperança mesmo em meio a dor para todas essas vidas.

Foi aqui que pediram ficção cristã infanto-juvenil?
Pois, segue aí as dicas de hoje!

Eu havia adquirido o e-book há alguns meses e este livro ainda não havia entrado na minha rota de leitura.
Finalmente, este final de semana, veio-me a oportunidade e necessidade de lê-lo e posso dizer sem sombra de dúvidas que não me decepcionei.
Jeremias é um jovem como muitos que vemos hoje em dia, que mesmo com os ensinamentos de seus pais e de sua igreja, busca na internet um aprofundamento de seus estudos teológicos, absorvendo novas vertentes, sem consultar a base de sua fé.
Senti-me inicialmente, ansiosa pelos acontecimentos e gostei da forma como a autora abordou a questão de igreja tradicional x igreja pentecostal, sem que para isso desmerecesse qualquer uma delas.
Os desdobramentos abordam acontecimentos históricos, que me fez pensar sobre muito do que já aconteceu e vem acontecendo e nós simplesmente não temos ciência - como Jeremias.
O tema do livro é atual - mas lembrando que não podemos remover os marcos antigos, os ensinamentos recebidos de nossos pais. Mesmo que por alguma razão tenhamos dúvidas sobre o caminho que seguimos, nossos pais são nossa referência para nossas decisões.
🔥RECOMENDO!🔥
Comments